terça-feira, 15 de março de 2016

NICOLAU BREYNER: 1940/2016


O actor, encenador, produtor e realizador português, NICOLAU BREYNER, faleceu ontem, com 75 anos, na sua casa de Lisboa, vítima de ataque cardíaco. 

Todas as palavras são poucas para uma figura maior da cultura nacional... Citando a actriz Lia Gama: «o Nicolau Breyner faz parte da memória colectiva de Portugal e dos Portugueses.» 

E na memória ficarão eternamente programas como "Nicolau no País das Maravilhas" - e a famosa rábula "Senhor Contente e Senhor Feliz" com o até então desconhecido Herman José - e "Eu Show Nico" e a 'telenovela "Moita Carrasco (que, a brincar, a brincar, foi a origem da telenovela em Portugal); a telesérie "Gente Fina é Outra Coisa (um dos últimos trabalhos de Dona Amélia Rey Colaço) e, claro, a primeira telenovela portuguesa "Vila Faia" e o personagem João Godunha. 

Em entrevista no programa "Alta Definição", em 2014, NICOLAU BREYNER disse: «Eu gosto de viver, não tenho medo da morte, tenho pena de deixar de viver, a vida é boa.»

1 comentário:

PEQUENOS DELITOS RENOVADOS disse...

Sou um admirador das artes portuguesas. Todos os amigos blogueiros portugueses sabem dessa minha admiração pela literatura, arquitetura, música.... dessa terra maravilhosa.
Tomo liberdade de considerar a Felina Aqui, doravante como amiga....
Infelizmente, nunca tive acesso à obra e ao trabalho do Nicolau...mas a frase dele deixa a dimensão de seu talento: «Eu gosto de viver, não tenho medo da morte, tenho pena de deixar de viver, a vida é boa.»
Só gostaria de saber se há relação de parentesco entre ele e a Sophia de Mello Breyner Andresen, poeta que tanto publiquei no meu blog erótico!!!
Beijos carinhosos nessa gata talentosa, a qual, doravante, seguirei!!!