quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Os gatos estão-se “nas tintas”…!!!

Uma nova investigação da Universidade do Japão mostrou que os gatos são perfeitamente capazes de distinguir as vozes dos seus donos, mas simplesmente estão-se «nas tintas».


O estudo realizado por Atsuko Saito e Kazutaka Shinozuka envolveu 20 gatos domésticos, numa experiência levada a cabo na casa de cada um dos animais.

Quando os donos estavam fora de casa, os investigadores puseram num gravador as vozes de desconhecidos a chamar pelo nome dos gatos, a par com a voz dos donos. As conclusões mostraram que os felinos reagiram de modo diferente ao chamamento do seu dono, medindo o movimento das orelhas, da cabeça, da cauda, a vocalização (miar), a dilatação dos olhos e o facto de se deslocarem. Ao ouvirem o seu nome, os gatos exibiram um comportamento que indicava uma reacção ao chamamento. E apesar de essa reacção ser mais significativa quando a voz era do seu dono, em ambos os casos os felinos recusaram mexer-se.

«Estes resultados mostram que os gatos não respondem activamente ao comportamento comunicativo dos donos que os chamam, fora do seu campo de visão, apesar de serem capazes de distinguir as vozes dos donos», afirmaram os autores. «Esta relação entre gato-dono é o oposto ao caso dos cães», notou.

De acordo com a investigação, publicada no Animal Cognition Journal, a razão para esta indiferença dos gatos remonta aos tempos em que a espécie começou a ser domesticada. Segundo análises genéticas recentes, o mais comum antepassado do gato doméstico é o Felis silvestris, um gato selvagem que entrou em contacto com os humanos há cerca de 9.000 anos.

«Em termos históricos, os gatos, ao contrário dos cães, não foram domesticados para obedecerem aos humanos. Em vez disso, eles parecem tomar a iniciativa na relação [gato-humano]», explicaram. Os cães foram criados ao longo de milhares de anos para responderem aos comandos dos humanos. Mas os gatos nunca precisaram de aprender isso.

Os investigadores notaram ainda no estudo que, apesar das pessoas que têm cães acharem que os seus bichinhos são mais afectivos [do que os gatos], os donos de gatos não têm «menos amor» pelos seus animais domésticos do que os donos dos canídeos. No entanto, está ainda por determinar quais são os aspectos do comportamento dos gatos que fazem os seus donos gostarem tanto deles, dizem os autores.

Um gato é um gato e um cão é um cão, nada de confusão! Os gatos são afectivos, sim... mas à sua maneira. E mesmo 'con defectos y manias', eu prefiro os gatos às pessoas!

12 comentários:

medusa disse...

já tinha visto esse estudo. os gatos são bem mais independentes mas quando querem miminho bem que vêm para o nosso colo ou para a nossa cama. Adoro cães e gatos. Aqui em casa há 2 cães e 3 gatos...

Logan disse...

a minha gatinha distingue a minha voz das outras tenho a certeza Xd

L'Enfant Terrible disse...

Não tem nada a ver, mas com este post acho que ficou patente porque é que o gato "Silvestre" da Warner Bros se chama Silvestre! Ou então foi apenas pura coincidência!

Smelly Cat disse...

É verdade sim senhora! Há um ano, o meu gato esteve internado durante três dias e nós podíamos ir visitá-lo quando quiséssemos. De cada vez que lá entrava algum de nós (cá de casa) e ele nos via ou ouvia, meus amigos, era uma miadeira e um roçar nas grades da jaula... Reconhecia-nos na hora (pela visão ou pela audição)!
Tenho um cartoon exactamente sobre isto. Envio-to pelo focinho book...

Amor XXS disse...

Os meus só fazem ouvido moucos na hora de ir para a cozinha, quando saio eles só têm direito de circular na cozinha e corredor para não fazerem mais asneiras durante a nossa ausência. Como no quarto como na sala estão melhor instalados, é uma carga de trabalhos para os tirar de lá. Mas ambos são muito meiguinhos e dependentes. Ainda dizem que eles são animais independentes! Tenho um deitado neste momento em cima dos meus braços dificultando a escrita! :)

Bj*

A Bomboca Mais Gostosa disse...

Também prefiro os gatos à maior parte das pessoas ;)

Esse estudo tira conclusões muito interessantes, mas só prova o que os cat lovers sabem há muito!

Dudu disse...

A minha interacção com gatos é muito recente, 7 meses, e uma coisa já descobri posso estar horas a chamar a minha gata que para ela é igual, mas se agarrar na taça da comida e a abanar aparece em três tempos.

Anónimo disse...

Verdade! E só respondem quando querem. São muito independentes e é por isso mesmo que os adoro.

Gaja Maria disse...

É verdade! Eles ouvem-nos, reconhecem-nos mas estão-se nas tintas, agora quando ouvem a comidinha a cair na taça... chegam logo a correr :D

Bigodes de Nata disse...

Cada um com as suas manias.. Tenho um gato com 8 anos que é um calão, ouve-me mas não lhe apetece responder, outras vezes não me sai debaixo dos pés. E tenho uma gateca com 4 anos que é do mais rufia que existe, mas jogar à bola com ela é igualzinho a brincar com um cão!!!
E sim, prefiro gatos a pessoas, sem dúvida... :)

SuperSónica disse...

Adoro os meus gatos, têm os 3 personalidades diferentes e eu aprendo imenso com eles. Adorei este estudo!

GATA disse...

Estimadas & Estimados:

Apenas uma frase, e em inglês, que é chique... CATS RULE!!! :-)

Bjinhauuu!!!