quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

…the birds and the bees… (adenda)

Eu digo e repito: a mim saiu-me a sorte grande (e as terminações todas) com os meus pais.

Os meus pais sempre apostaram na minha educação e na minha formação. Eu cresci rodeada de discos e de livros, e em minha casa havia tertúlias e respirava-se cultura.

Ora, meus paizinhos, 'malucos e modernos', ofereceram-me os quatro volumes da "Enciclopédia da Vida Sexual", editada pela Bertrand depois do 25 de Abril de 1974. Depois leram os livros comigo e esclareceram sempre as minhas dúvidas.

Mas lembro-me de uma colegazinha do colégio ir lanchar a minha casa, ver os livros na estante do meu quarto, contar a seus paizinhos, e ser proibida de voltar!

E leiam este artigo do Diário de Notícias porque, de facto, a "Enciclopédia da Vida Sexual" "merece ser erigida no cânone das leituras memoráveis"!

28 comentários:

L'Enfant Terrible disse...

Ainda alguma criatura obscura te manda prender!

Logan disse...

a responsabilidade é tanto dos pais como dos filhos, se os pais não os ensinam hoje em dia só fica na ignorância quem quer. os meus pais nunca tiveram "a conversa" comigo e não foi por isso que desatei a fazer porcaria por ai fora.

SuperSónica disse...

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Deixar de ir à tua casa só porque tinhas livros na estante??? Que mentes mais antigas....

NI disse...

Tive a sorte de ter uns pais que me educaram. A leitura era incentivada. As noites de sexta-feira eram ocupadas com as tertúlias em que se discutia tudo (por isso é que o meu pai não escapou da PIDE). E, sim, também tive direito à colecção ou não tivesse o meu pai trabalhado durante alguns anos na livraria Bertrand.

:)

Beijo

Conto de Fadas disse...

Que estupidez... eu também fui criada nesse ambiente e lembro-me de, com 13 anos, naquelas aulas de Educação Cívica em que falavamos de sexualidade, por eu dizer que se podia engravidar com a técnica do "tira fora mesmo antes de..." (a prof tinha perguntado se era possível), começar a ouvir bocas "se sabe disso é porque já anda a fazer".

A ignorãncia, sempre a ignorância!

Jade disse...

Bem, a propostito do último comentário, tb acho que mesmo que os pais não sejam os mais esclarecedores, se se quiser há informação por todo o lado! E devo dizer que antes sem a tal conversa com alguém mais velho, as pessoas tinham dúvidas actualmente, podem ir à net, não é a mesma coisa mas ajuda...só é ignorante quem quer...
Não li a enciclopédia da vida sexual mas se tiver alguma dúvida, eu pergunto a quem leu...

Cátia Gomes disse...

Agora fizeste-me lembrar uma situação lá em casa. Devia ter uns 14/15 anos e a minha mão deu-me um livro sobre a vida sexual. Com imagens, claro está! Tudo explicadinho. Levou uma bruta reprimenda ma minha avó paterna. Ela ignorou, como ignorava todas as situações de stress desnecessário. Mas lembro-me como se fosse hoje. :)

S* disse...

Ora, eu cá acho que é sinal de que são pais responsáveis. :D

Gaja Maria disse...

Os putos hoje têm educação sexual bastante cedo. Dão o aparelho reprodutor na escola primária, depois as outras funções do dito aparelho são faladas no 5º e 6º anos. O que não retira aos pais a sua "obrigação" de falar do assunto.
Quanto a ti... és um caso perdido! he he

Suricate disse...

Tenho duas filhas quase a chegar aos "teen". Fui criada, exagerando só um bocadinho num ambiente similar ao da Inquisição, onde informação era coisa que nem em sonhos...mas nem assim deixei de perguntar, questionar, investigar, ler e falar de tudo o que queria saber, se não conseguia de uma maneira, arrajava outra. Costumo dizer que estou a criar as minhas filhas num ambiente de antítese em relação ao que se passou comigo, portanto "cunbersa" em casa não falta, aulas na escola sobre o assunto, uma biblioteca à disposição, amigas, troca de impressões...and so on. Tenho para mim que hoje em dia só é ignorante sobre o assunto quem quer...

Gata disse...

Os meus eram muito antiquadros e eu, ainda por cima, já nasci serodiamente, com mãe de 37 e pai de 39 anos, de modo que não se piava sobre "essas coisas"... Mas havia centenas e centenas de livros e discos também, tertúlias é que não, infelizmente!

Anónimo disse...

Detesto moralistas de bolso. A cultura e o conhecimento para muitos ainda é coisa de "gente esquisita". E olha que hoje essa mentalidade ainda persiste. Há sempre os moralistas de quatro paredes que na rua vão às putas.

A Bomboca Mais Gostosa disse...

Que cena. Olha, quem me dera ter tido a tua sorte! Na minha casa era essencialmente o oposto!

C*inderela disse...

Ainda bem que as minhas colegas são mais distraidas e não viram esse tipo de livros na estante dos meus pais, caso contrário também não iam à minha casa! Mas isso também foi um anos mais tarde.

Bjokas.

GATA disse...

L'ENFANT TERRIBLE: ai... M-E-D-O! :-)

GATA disse...

LOGAN: a responsabilidade inicial é dos pais, a responsabilidade final é dos filhos... e depois do senso comum de cada um!

GATA disse...

SUPERSÓNICA: primeiro, o episódio aconteceu no século passado :-) segundo, eram mentes antigas e... religiosas! :-)

GATA disse...

NI: excepto a parte da PIDE e da BERTRAND, quer parecer que tivemos uma educação semelhante e sorte com os nossos progenitores!

Bjinhauuu!!!

GATA disse...

CONTO DE FADAS: errr... eu sou GOTA [gata cota], no meu tempo não havia aulas de Educação Cívica! :-)

...a ignorância e a estupidez!!!

GATA disse...

HIERRA: mas a ignorância é uma desculpa para muitaaa coisaaa...

PS: se quiseres ler a Enciclopédia da Vida Sexual, é só pedir, GATA emprestar! :-)

GATA disse...

CÁTIA GOMES: se calhar a tua avó paterna ficou chateada porque a tua mãe deu o livro a ti e não a ela! :-)

GATA disse...

S*: os meus pais foram responsáveis, e a GATA também... [não houve, não há e, quiçá, não haverá gatinhos!]

GATA disse...

GAJA MARIA: na casa, dá-se educação; na escola, dá-se instrução! e uma complementa a outra!

PS: eu sou um caso perdido... e não encontrado! :-)

GATA disse...

SURICATE: "não faças aos outros o que não queres que façam a ti" - MUY BIEN! :-)

GATA disse...

GATA: a minha mãe tinha 30, o meu pai tinha 37, mas... diz-que-diz que a minha mãe, quando estava grávida [de moi-même!], dançou ao som dos The Beatles... Freud explicaria! :-)

GATA disse...

WENDY: as mentalidades não mudam assim, precisam de décadas, por vezes de séculos... mas há esperança na mudança! :-)

GATA disse...

A BOMBOCA MAIS GOSTOSA: como eu disse no post anterior, os meus pais deram-me liberdade mas disseram-me que a liberdade conquista-se! Eu apenas tinha que fazer por merecer a liberdade. E fiz!

GATA disse...

*C*INDERELA: ...disse o Stefan Bollmann e com razão... "mulheres que lêem são perigosas"!!! :-)

Bjinhauuu!!!