segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Berliner Mauer: 1961/1989


O mundo, como se conhecia, mudou na noite de 9 de Novembro de 1989.

E tudo começou com um mal-entendido... na tarde de 9 de Novembro de 1989, o Governo da RDA (República Democrática Alemã ou Alemanha Oriental) através de Günter Schabowski, um membro do Politbüro do SED (Sozialistische Einheitspartei Deutschlands), anunciou uma decisão do conselho dos ministros de abolir imediatamente e completamente as restrições de viagens para a RFA (República Federal da Alemanha ou Alemanha Ocidental)... MAS... esta decisão deveria ser publicada só no dia seguinte, para antes informar todas as agências governamentais. E milhares de pessoas marcharam aos postos fronteiriços e pediram a abertura da fronteira. Nesta altura, nem as unidades militares, nem as unidades de controle de passaportes, haviam sido instruídas. Por causa da força da multidão, e porque os guardas da fronteira não sabiam o que fazer, a fronteira abriu-se no posto de Bornholmer Strasse às às 23 horas... (Fonte: Wikipédia)

PS: "Ich liebe Berlin" - é uma das minhas cidades favoritas!

10 comentários:

Abobrinha disse...

Eu também amo Berlim e tenho mesmo que lá voltar. Não é uma cidade de beleza fácil, mas uma cidade com carácter. Intemporal mas com marcas do tempo em todo o lado... linda!

J. Maldonado disse...

Foi um acontecimento memorável que jamais esquecerei, pois foi o fim dum dos símbolos mais vergonhosos da Guerra Fria.
Só lamento que actualmente estejam a surgir novos muros (Palestina/Israel, EUA/México) com os mesmos intuitos de outrora...
Tenciono conhecer Berlim um dia desses.

Dudu disse...

Não tinha conhecimento deste grande pormenor. Li-o agora e pela manhã ouvi um relato semelhante na rádio.

C*inderela disse...

Este poste fez me lembrar um email que mandaram me, na qual perguntavam a varias pessoas'em que país se situava o antigo muro de berlin'...ninguém soube responder!

Não gosto muito da alemanha devido a todos os acontecimentos históricos que realizaram.

Jade disse...

Está colocada no topo das cidades a visitar...tenho imensa curiosidade :)

GATA disse...

ABOBRINHA: também tenho mesmo que lá voltar! :-)

Não vi o Museu do 'BODE' (estava em obras) nem vi o REICHSTAG (tentei duas vezes de dia, e uma vez de noite... mas o frio era tanto que desisti!)

GATA disse...

MALDONADO: sabes, eu cresci com a existência do Muro, mas eu acho que só tive 'consciência' do Muro quando, passados 10 anos da queda, fui a Berlim...

PS: eu acho que vais adorar Berlim! :-)

GATA disse...

DUDU: um pequeno grande pormenor!

Eu, quando fui a Berlim, comprei vários livros sobre o tema e descobri tanta coisa...

GATA disse...

*C*INDERELA: que vergonha! :-(

"Bitte", não tenhas pre-conceitos, a Alemanha é um país fabuloso, e Berlim é uma cidade fantástica, que, em apenas uma década (depois da Queda do Muro), recuperou e renasceu!

GATA disse...

HIERRA: se quiseres dicas sobre Berlim, já sabes... :-)