segunda-feira, 18 de maio de 2009

...


Raramente me arrependo das decisões que tomo, até porque são pensadas. Mas há uma de que me arrependo, e bastante.

O ter ido e... ter voltado, quando devia ter ficado!

Hoje tenho, cada vez mais, a certeza que não sou deste país! Portugal é, com honrosas excepções, um país de gente mesquinha, onde o sentimento dominante é a inveja!

E a inveja que certas criaturas têm de mim... Sim, inveja do que fiz, faço ou farei! Mas esquecem-se, as estúpidas, que eu lutei -e muito- para conseguir o que consegui! Que nunca tive 'cunhas' nem 'favores', que nunca usei ninguém (no entanto fui usada!) nem nunca traí ninguém (no entanto fui traída!) e sobretudo que nunca manipulei 'meios' para atingir 'fins'…

No amor, a maioria das minhas relações foi com estrangeiros. Na amizade, a maioria dos meus amigos está no estrangeiro. Em Portugal tenho -uma vez mais, com honrosas excepções- duas ou três pessoas de quem gosto e que gostam de mim... (acho) sem interesse!

Infelizmente não posso deixar tudo e partir para longe, porque tenho dois laços fortes neste país. Mas um dia... quando não tiver mais nada que perder... deixo tudo, parto para longe e não volto!

12 comentários:

J. Maldonado disse...

Subscrevo inteiramente este post.
De facto a nossa mentalidade não evoluiu desde o tempo do Estado Novo. Continuamos ainda rústicos...
Tal como tu, cada vez menos tenho paciência para a mesquinhez e inveja do nosso povo, o qual tem atitudes terceiro-mundistas demasiado arreigadas.
Também espero, se isto não melhorar e não tiver mais nada a perder, largar tudo e partir para longe de vez. :|

Dudu disse...

Achas que esses dois laços fortes não te compreenderão ao ponto de te "deixarem" ir para um país que te torna mais feliz.

Afrika disse...

:( minha linda, tudo isso tambem se passa nos outros paises... tudo isso encontramos nas outras sociedades... tudo isso faz parte da mentalidade humana e nao de uma cultura em particular!

Eu, pelo meu lado, longe da minha familia, longe da mesquinhes do mundo e mentalidade tuga, nao me considero mais feliz, tanto que a mentalidade inglesa e' de uma ignorancia, de um distanciamento, de uma hipocresia tambem bastante grande... moro ca mas nao consigo conviver com eles da mesma maneira que convivo com os tugas, nao consigo enquadrar-me numa sociedade que mal acaba o trabalho vao afogar as tristezas e alegrias no alcool... no meu trabalho tb existe disso, e tudo nao passa de um ola e ate logo! O mal esta na sombra que se fazemos aos outros e nao na mentalidade, eu ja senti isso na pele, assim como ai.

Va e pesa que se os outros sentem isso e' porque deveras e' importante e magnifica como a lua ! Se nao nao se preocupariam contigo e a tua vida ! :D

Beijinhos enormes

A Gata Christie disse...

Não consigo largar tudo e partir, mas que há por aqui muita gente mesquinha e tacanha, ai isso há!

Abobrinha disse...

Linda

Faz da inveja dos outros a medida dos teus sucessos. Não é o indicador mais simpático, mas é um indicador como outro qualquer! Pela minha parte, não sabendo quais são, sinto-me feliz por teres a consciência de que chegaste longe e a pulso.

Quanto a mudar de país, cada qual tem a sua particularidade. Essa é uma das nossas, mas também temos outros pontos fortes que não o clima. Por exemplo, subscrevo o que diz a Afrika. Dito isto, se queres sair... vai embora! Mas volta de vez em quando!

Eu gostaria de estar com um pé lá e outro cá. Porque sou capaz de ser feliz em qualquer lado. Mas, sendo 200% portuguesa (até enerva como sou comum), tenho sempre a curiosidade de conviver com outras culturas.

Dive disse...

Auch!

GATA disse...

MALDONADO: sempre estive "entre dos tierras" como diziam os Heroes del Silencio! :-)

Durante anos eu ouvi piadas por causa do sangue espanhol... Hoje tenho a certeza que era apenas uma coisa: mesquinhez!

GATA disse...

DUDU: neste momento não posso, nem quero, romper esses laços...

Mas, como diz a minha amiga "A", I'm gonna be happy, no matter who, when or what!

GATA disse...

AFRIKA: eu não sou utópica! :-)

Eu falo de duas sociedades e de duas mentalidades/culturas que eu conheço bem... uma entendo, outra não!

Mas, sim, suponho que seja VIIP (very 'importante e interessante' person)... "damn me"! :-)

GATA disse...

A GATA CHRISTIE: 'nós' somos felizes quando 'vós' estão infelizes!

GATA disse...

ABOBRINHA: eu não sou 100% portuguesa... "ca chatice"! :-)

Obrigada pela 'dica' mas... não faço da inveja dos outros a medida dos meus sucessos... porque não faço aos outros o que não quero que façam a mim!

GATA disse...

DIVE: oh yeah!