quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Fábulas de Reconstrução*

(ou "as memórias de uma canção")

Ontem, andava às compras no 'sítio do costume', quando de repente dei por mim, parada e com duas latas de comida para gato na mão, a cantar "Near Wild Heaven"... e lembrei-me do quanto eu gostava de REM.

Uma vez li que os REM eram uma banda de estudantes universitários para estudantes universitários e, de facto, os REM estarão sempre associados aos meus anos de universidade.

As vezes que eu estudei ao som dos REM... As vezes que eu namorei ao som dos REM... As vezes que eu ri e chorei ao som dos REM... E aquela vez em que eu e o 'R', no intervalo da cadeira de História da Arte, saltámos para cima das mesas e cantámos "Shinny Happy People": eu a fazer de Kate Pierson e ele a fazer de Michael Stipe!

E foi por causa do 'R', que andava sempre a ouvir as canções da banda de Athens (Georgia, USA) no seu walkman, que eu me encantei pelos REM. Mas, como quase toda aquela geração, assim como me encantei também me desencantei (mas ainda guardo os vinis da banda!)

Até que, há uns tempos, senti parte desse encanto perdido... por causa desta canção!

You might have laughed if I told you
You might have hidden a frown
You might have succeeded in changing me
I might have been turned around

<a href="http://www.joost.com/08200de/t/R-E-M-Leaving-New-York-(Video)">R.E.M. - <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_43"><span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_41"><span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_42">Leaving</span></span></span> <span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_44"><span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_42"><span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_43">New</span></span></span> York (<span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_45"><span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_43"><span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_44">Video</span></span></span>)</a>


*
"Fables of the Reconstruction" (1985), terceiro album de originais dos REM.

4 comentários:

Dudu disse...

Uma canção não faz uma banda, quer dizer pensando bem até faz :)
Mas continuo a gostar apesar de não haver o factor surpresa...

mik@ disse...

ola:)
REM é muito bom. nunca fui muito fã mas sempre gostei. acho que me dão uma paz incrivel.
bjos

GATA disse...

DUDU: ah, mas uma canção faz uma banda: one hit wonder banda! :-)

Bem... os REM não são propriamente uma banda de uma só canção! :-)

Mas, quer se goste quer se deteste, há que reconhecer a sua importância!

GATA disse...

MIK@: olé! :-)

Eu também nunca fui muito fã, mas os REM marcaram os meus anos de faculdade.