quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Mamma Mia!


Ontem, cortesia do meu amigo 'del alma' fui à ante-estreia do filme "MAMMA MIA".

Para mim, esta foi a terceira vez que vi o musical baseado nas canções dos ABBA: a primeira foi em 2000 em Londres e a segunda foi em 2005 em Lisboa, aquando da tour europeia do espectáculo. A
pesar de conhecer a história, eu tinha curiosidade em ver o filme, sobretudo pelo elenco e em especial pelo meu querido Colin Firth!

ADOREI o filme! Ainda que, para mim, não tenha o encanto do musical original (palco é palco, não há montagens nem melhoramentos!). Mas, PORFA!!!, escusavam de ter dado o papel do "hum, acho que sou gay" ao meu querido Colin Firth!!! OK, talvez o ex-007 Pierce Brosnan e o Stellan Skarsgård sejam muito machos, mas o meu Colinzinho??? No entanto, como eu sempre digo: "a gay is a girl’s best friend"!

ADOREI o filme... mas DETESTEI a 'tradussão'! A Sra. Isabel Monteiro merece uma tareia! É com cada erro e com cada brasileireismo!!! Mas, neste país, a maioria das traduções/legendagens são feitas por biscateiras com cunhas...

No entanto é sempre um prazer ouvir as canções dos ABBA! Eu sou grande fã do grupo sueco e (quase) todas as canções têm significado para mim. Mas há uma especial… até há alguém que tem (ou tinha?!) o toque de telemóvel desta canção associado à minha pessoa…

You can dance, you can jive
having the time of your life
See that girl, watch that scene
dig in the dancing queen



ABBA - "dancing queen"

24 comentários:

Anónimo disse...

Pois é... depois do trauma de ver Edward Norton a cantar, há uns 10 ou 11 anos atrás... agora veio o "Bond" Brosnan, cinquentão, mas sempre com charme e estilo... mas a cantar o "SOS" dos Abba! Já no filme "Matador", o "style" dele tinha ido por água abaixo... Isto para um "Bond fan" é muito duro! Vou ter de andar a ouvir as Bandas Sonoras dos filmes do Bond durante muito tempo, até exorcisar isto :-P

Anuska disse...

Fiquei com curiosidade em ver o filme...
bjs

Ana disse...

Não conheço o musical! Mas parece que o filme deve ser bom!

Rocket disse...

fã dos abba? que giro...

bjinhau

Noiva Judia disse...

Estou ansiosa pela estreia do filme amanhã. Adoro os ABBA e gosto bastante do elenco do filme. Mas só o facto se saber que foi traduzido pela Isabel Monteiro... já estou a imaginar o desastre... Enfim, vou tentar abstrair-me das legendas.

Djinn disse...

Fã? eheheheh posso dizer que o meu pai tem a discografia completa e eu quando era «teen» conhecias as musicas de cor...

You and I can share the silence
Finding comfort together the way old friends do...

Adorava esta..

Kitty Fane disse...

Melher, vou ver amanhã. :-)

Salto-Alto disse...

Ainda não vi o filme, mas vou ver! Se há coisa que me irrita profundamente são más traduções... E também gosto das músicas dos Abba! ;p

S. disse...

Também quero ver !

Adoro musicais, e gosto muito dos ABBA :) De tantas opiniões, estou espectante!

M disse...

Também adoro essa música, assim como desde o Orgulho e Preconceito que sigo a carreira do Colin Firth com grande interesse!
Quero ver esse filme, se bem que não goste de musicais, os únicos que gostei até agora eram todos do Tim Burton.


***

PAH, nã sei! disse...

Vou ter que "arranjar" uma forma de arrastar o maridão para ver...

Salto-Alto disse...

Já recebi outra recomendação para ver o filme, que se junta à tua! ;p

Beijocas!

GATA disse...

THE CROW: tu e os traumas dos filmes musicais! :-)

Mas para um exorcismo a sério, recomendo-te ouvir o original de "SOS"...a Agnetha e a Anni-Frid cantam melhor que o Pierce Brosnan! :-)

PS: mas, mesmo assim, o 'teu' Pierce canta melhor que o 'meu' Colin... :-)

GATA disse...

ANUSKA: então mata a curiosidade...

... e vai ver o filme! :-)

GATA disse...

KITTY: não conheces o musical?!

É 'apenas' o maior musical dos últimos anos, superando "Cats"!

Portanto, vai ver o filme e colmata essa lacuna na tua vida! :-)

GATA disse...

ROCKET: sim, confesso, sou fã dos ABBA!

E a culpa é da progenitora! Porque quando eu era uma gatinha, ela adormecia-me ao som das canções do grupo sueco! :-)

Bjinhauuu!

GATA disse...

NOIVA JUDIA: o filme é muito giro e muito divertido!

Portanto tenta mesmo abstrair-te da merda da 'tradussão' da Isabel Monteiro!!!

GATA disse...

DJINN: a minha mãe também tem (quase) todos os vinis.

Eu também conhecia as canções (quase) todas de cor! :-) ADORAVA "dancing queen"!

PS: essa canção chama-se "the way old friends do" e é do album "Super Trouper".

GATA disse...

KITTY FANE: vale! :-)

GATA disse...

SALTO-ALTO: vai ver vai! :-)

Para quem gosta das canções dos ABBA, é um filme fantástico!

Em relação à má tradução...não leias as legendas! :-)

GATA disse...

PEREGRINA: não basta querer ver, tens mesmo que ir ver! :-)

Então és como eu: eu também adoro musicais (seja no cinema seja no teatro) e também gosto muito dos ABBA! :-)

GATA disse...

MEDUSASSS: "dancing queen" é a minha canção favorita dos ABBA!

Eu sigo a carreira do Colin Firth desde o inicio! :-) O primeiro filme que vi com ele foi em 1985 e chamava-se "Another Country" ("História de uma traição" em português). Curiosamente também era uma adaptação ao cinema de uma obra de teatro.

PS: o meu amigo THE CROW também não gosta de musicais, nem dos do Tim Burton! :-)

GATA disse...

PAH, NÃ SEI!: bem, sempre podes tentar enganar o maridão...

...e dizer que vão ver "Hell Boy"! :-)

GATA disse...

SALTO-ALTO: cool!

Depois de veres o filme, diz-me a tua opinião ok?

Turrinha!