sexta-feira, 25 de julho de 2008

Racismo


Ultimamente, e por causa da Quinta da Fonte, os ânimos andam exaltados e a questão do racismo é, novamente, um dos assuntos da 'moda'... Pois, eu, caucasiana, branca mais branca não há, já fui vítima de racismo!

Há uns anos, num supermercado que tem uns anúncios com a Rita Blanco e o Marco Antonio del Carlo, a pacatez de um final de tarde de um sábado de verão foi quebrada por uma senhora africana que achou que estava na República das Bananas!

Eis a cena: uma mulher africana com 40 e poucos anos depositou as suas compras no tapete da caixa e foi buscar outros items. A caixeira, ao constatar que ela não nunca mais voltava, chamou a cliente seguinte, uma senhora com 70 e muitos anos. Já a idosa tinha sido atendida e eu preparava-me para ser, quando a mulher africana regressou com mais meia dúzia de coisas. E, sem mais nem menos, desatou numa algazarra, gritando que lhe tinham passado à frente, blá blá blá, que lhe tinham passado à frente, blá blá blá(o 'disco' devia estar riscado...) A caixeira ainda tentou explicar-lhe que ela não podia deixar as compras no tapete e ir-se embora, mas de nada serviu porque a dita cuja senhora já esbracejava e esperneava e partia para a agressão física, dando um empurrão na idosa e… um apertão na Gata!!!

Ora eu que, apesar de estar entre a idosa e a africana, estava a tentar manter a calma, passei-me e dei-lhe um 'chega prá lá': "ou pára já com essas atitudes ou eu chamo a polícia!" Ora, a africana não tendo argumento, porque não tinha razão, vociferou: "ó branca di merda, tu é uma branca di merda!"

Ainda pensei explicar-lhe que a conjugação do Verbo SER na Segunda Pessoa do Singular do Presente do Indicativo diz-se ÉS e não É... Mas entretanto apareceu a polícia e a mulher, como não se calava e também ameaçava os agentes, foi levada para uma 'visita de estudo' às instalações da PSP. Os 'polis' (por acaso, jeitosos!) perguntaram-me se eu queria apresentar queixa, mas eu respondi-lhes que não…

No entanto, se calhar, eu devia ter pedido uma indemnização à fulana africana, pelo menos para pagar a embalagem de Hirudoid! É que o apertão fez-me um hematoma no braço!!!

8 comentários:

Break Silence disse...

Eu também não era racista.... até ter trabalhado na CP, na linha de Sintra.
Raros são os Africanos, os brasileiros ou os de Leste que se aproveitam.
Portam-se com verdadeiros animais, não respeitam nada nem ninguém.
Em relação a isto e por muito radical que possa parecer, a minha opinião é só uma: Querem vir para cá? sim Sr. nos aceitamos, a primeira coisa que façam que não seja coincidente com as mais básicas normas de vivência em sociedade são expulsos do nosso pais.
Tão simples como isto.

Dudu disse...

Coitadinhos...são etnias minoritárias!!

Shelyak disse...

Em todas as raças encontra-se de tudo... digo eu, claro...
Beijinho :)

GataHari disse...

E depois os racistas somos nós, os brancos di merda.......olha eu concordo com break silence!!!!

GATA disse...

BREAK SILENCE: eu também não era... (até namorei com um mulato!)...

...mas, actualmente, estou farta desta gente!!! Porque a mim ninguém me dá nada: eu tenho que trabalhar se quiser ganhar para poder comprar!!!

Eu também sou a favor do ANDOR! :-) Xôoooooooooo!!!

GATA disse...

DUDU: eu só não percebo...

...como é que os ciganos e os africanos da Quinta da Fonte (e de outros bairros sociais), pobrezinhos!!!, tem grandes carrinhos???

GATA disse...

SHELYAK: claro que sim!

Eu apenas não gosto da ESTUPIDEZ, independentemente da RAÇA!

GATA disse...

GATAHARI: também concordo com o BREAK SILENCE! :-)

A minha única amiga preta é uma senhora que não gosta de ser confundida com os africanos que dão má fama à raça!